Estudo feito pela Ernst & Young mostra mais consciência sobre higiene pessoal e limpeza, consumidores cozinhando mais e indo menos às lojas físicas
Uma pesquisa feita pela Ernst & Young sobre as mudanças que a pandemia trouxe para o dia a dia dos consumidores mostra que 72% dos entrevistados estão mais conscientes em relação à higiene pessoal e limpeza do que antes do período de isolamento imposto pela pandemia. O estudo “EY Future Consumer Index” indica ainda que 68% dos participantes estão cozinhando sua própria comida, enquanto 63% estão indo menos às lojas físicas.
Além disso, a compra de itens de categorias como moda e cosméticos ficam em segundo plano neste momento para 60% das pessoas que responderam a pesquisa. Por outro lado, o período de pandemia fez aumentar as vendas online já que 41% das pessoas ouvidas afirmaram terem comprado mais refeições pelas plataformas de delivery.
Diante do fechamento de lojas físicas por causa da pandemia, a Via Varejo, holding que integra Casas Bahia e Ponto Frio, encontrou uma solução de vendas pelo WhatsApp, criando o serviço “Me Chama no Zap”. A ação que buscava manter os vendedores ativos trouxe retorno e, por isso, será mantida pela companhia mesmo depois da pandemia.
Ainda segundo o estudo da EY, 55% dos participantes querem usar o serviço de entrega sem contato ou fazer pagamentos a partir de meios que evitem tocar em algo durante a compra. Por isso, 72% dos entrevistados pretendem adotar serviços bancários on-line em longo prazo. A pesquisa foi pela EY Parthenon, divisão de estratégia da Ernst & Young, em parceria com a VEJA, com 1.134 pessoas maiores de 18 anos.