O Google Adwords fornece uma maneira rápida, eficaz e sem problemas para os comerciantes anunciarem seus produtos e serviços na Internet por meio do Google AdSense, um serviço de publicidade de custo por clique e impressão por custo, onde os anúncios são exibidos em sites de pesquisa e conteúdo e pesquisa resultados feitos na rede do Google.
Os comerciantes serão cobrados quando os usuários on-line clicarem nos anúncios exibidos. Palavras-chave são escolhidas nas quais os anúncios serão exibidos e os comerciantes especificarão quanto estão dispostos a pagar por cada clique. Existem vários benefícios que os anunciantes podem obter da utilização do Google AdWords. Ao contrário de outros canais de publicidade on-line, o Google AdWords permite que o anunciante elimine prazos e contratos. O
tipo de publicidade do Google não pede pré-pagamento nem pacotes. É por esse método que os comerciantes podem gerenciar suas campanhas de publicidade com suas métricas de desempenho preferidas. O serviço oferece a máxima exposição para os anunciantes devido ao grande número de visitantes adquiridos pelos vários sites incluídos na rede do Google. Os anúncios são exibidos ao longo de sites e produtos de pesquisa e conteúdo em público, abrangendo cerca de 80% dos usuários da Internet nos EUA. Os anúncios aparecem ao lado dos resultados da
pesquisa ou ocupam um espaço na página de resultados pela qual o usuário navega para chegar a um diretório de sites. O serviço de e-mail do Google, Gmail, também apresenta os anúncios. Para tornar o serviço mais vantajoso para os anunciantes, o Google AdWords se integrou ao Google Analytics. O Google Analytics informa informações aos anunciantes, como os canais em que os visitantes on-line localizam seus anúncios e a maneira como reagem e interagem com o site. O serviço permite que os comerciantes ganhem mais visitantes para suas páginas. O Google Analytics também monitora as atividades de comerciantes que não estão relacionados ao Google AdWords, sem
qualquer cobrança. Com o Google Analytics, é possível criar campanhas de marketing segmentadas e voltadas para o ROI.
O anúncio inicial de que o Google oferece esse serviço ao lado do Google AdWords causou um burburinho considerável entre os usuários. Os anunciantes estão decididos a aproveitar ou não o novo produto. Muitos
usuários começaram a investigar o que diferencia o Google Analytics de outras empresas de análise, como WebTrends e Coremetrics. A ferramenta ficou tão em demanda que o Google tem que parar temporariamente as
partes interessadas de se registrarem. Quando decidiram fazê-lo, mais de 200.000 contas foram criadas.
O serviço é gratuito para os sites que atraem 5 milhões ou menos de visualizações de página. Para os sites que acumulam mais visualizações, é necessário se inscrever em uma conta do Google AdWords. O registro é
rápido, leva apenas sete minutos para fazê-lo (menos se o anunciante já tiver uma conta de e-mail do Gmail).) A opção Ajuda é funcional o suficiente e o sistema está disponível em vários idiomas. Além disso, o Google deu importância à proteção dos dados corporativos de cada conta, sabendo que os dados relacionados à análise da Web são extremamente delicados.
Para aqueles que estão pensando em fazer uso do serviço, há algumas possíveis preocupações que precisam ser consideradas, que derivam de ser um software de geração de relatórios ao vivo ou baseado em tags. O
principal problema com ferramentas como o Google Analytics é que os dados baixados, como arquivos de áudio e vídeo, e o PDF podem não ser completamente monitorados. O Google Analytics é um canal para o Google cuidar de seus anunciantes e de qualquer outro profissional de marketing que deseje produzir material de boa qualidade na web. O serviço é capaz de fornecer análises da web de ponta para os anunciantes, e sua integração com o Google AdWords oferece benefícios que economizam tempo.