A Coca-Cola elogia o investimento em marketing por ajudar a mudar a mentalidade do consumidor sobre a empresa de refrigerantes e sua marca homônima.
A Coca-Cola Company está vendo um forte crescimento graças às inovações em seu portfólio, inclusive na marca homônima Coca-Cola, que lutou durante a mudança para reduzir os refrigerantes com açúcar.
A gigante de refrigerantes viu a receita líquida aumentar 8% ano a ano, para US $ 9,5 bilhões (US $ 7,3 bilhões) nos três meses findos em 27 de setembro, impulsionada pela inovação, novas embalagens e variantes com pouco e sem açúcar.
Falando em uma chamada para investidores hoje (18 de outubro), o CEO da Coca-Cola, James Quincey, elogiou as inovações “centradas no consumidor”, como a primeira bebida energética de marca própria da Coca-Cola – Coca-Cola Energy – e Coca-Zero por seus fortes resultados – em sua marca homônima.
Os resultados foram melhores do que o esperado, tanto que a Coca-Cola melhorou sua perspectiva. Agora, espera que a receita orgânica aumente em pelo menos 5% durante todo o ano, enquanto o crescimento do lucro operacional deve ficar entre 8% e 9%. Isso é superior a uma meta de lucro operacional anterior entre 7% e 8%.
Quincy tem liderado esforços para diversificar a Coca-Cola além de bebidas com gás e se transformar em suco, água e outras bebidas, à medida que os consumidores se afastam dos refrigerantes pesados com açúcar.
Para mudar o negócio, Quincy foi rápido em apontar a importância do marketing. Ele disse: “Você precisa de inovação, de marketing, de embalagem e de execução”.
Marca registrada A Coca-Cola aumentou em 6% o valor de varejo no acumulado do ano, através de um ritmo acelerado de inovação e otimização de preço e embalagem.
Quincey observou que a marca estava tentando mudar as percepções dos consumidores da Coca-Cola para vê-la como uma opção mais saudável.
Falando sobre lidar com essa mentalidade em consumidores mais jovens, Quincey disse: “Você precisa de uma reconsideração da categoria”, destacando as tentativas de mudar as percepções de refrigerantes para espumantes por causa da conotação mais saudável.
Ele acrescentou: “Se você trouxer inovação comercialmente relevante para as pessoas que se envolverão”. No entanto, ele reconheceu que essa mudança de mentalidade não “mudará durante a noite”.
Outra inovação, o Fuze Tea, aumentou as vendas em 3%. A marca de chá gelado foi lançada há dois anos no Reino Unido, mas teve um momento positivo e compartilha ganhos neste trimestre graças ao aumento do marketing. Quincy observou que a melhoria estava “mostrando a importância do investimento sustentado para trazer marcas desafiadoras para os líderes”.
Os resultados chegaram mais de um ano depois que a Coca-Cola fechou um acordo de £ 3,9 bilhões para comprar a rede Costa Coffee do Reino Unido . Quincy garantiu aos investidores que o negócio havia sido totalmente integrado à empresa, mas foi prejudicado no curto prazo com as consequências do Brexit.
Ele explicou: “É justo dizer, a curto prazo, que o Brexit afetou o sentimento do consumidor [mas isso é semelhante] a todas as perspectivas de negócios no Reino Unido”.
A longo prazo, a marca expandirá as inovações em bebidas prontas para beber, já que lançou um produto Costa com baixo teor de açúcar e pronto para beber no Reino Unido.
O Costa Coffee Ready-To-Drink foi lançado em junho e inclui três das variantes mais populares da marca – Classic Latte, Caramel Latte e Black Americano.
Quincey provocou os investidores que as vendas do produto já estão “acima das expectativas e indo bem no contexto de nossa estratégia para o café”.